quarta-feira, 29 de junho de 2011

Agendamento da Entrevista para o Visto Americano (Prévia do DS-160)

 Como está difícil para eu postar alguma coisa sobre meus preparativos, pois estou totalmente perdida com tudo, resolvi postar alguma informação útil, "Como preencher o seu Formulário DS-160", mas como o post ficou muito extenso resolvi divií-lo em Agendando a entrevista para o Visto Americano e Como preencher o seu formulário DS-160, ambos voltados para Au Pairs, mas quem sabe não possa ajudar outras pessoas também, é só preestar atenção nas diferenças. Sobre o DS-160, eu pesquisei bastante na internet para conseguir preenchê-lo e devo dizer que, por mais que pareça, ele não é um bicho de 07 cabeças, é apenas um pouco chatinho e você deve concentrar toda a sua atenção nele. Para quem preencheu o App da AupairCare, esse formulário não é nada.

 O principal motivo de eu estar postando sobre isso é que a representante da minha agência me disse que não poderia me ajudar em nada, que ela não podia dar nenhuma dica sobre o visto e, apenas me indicou alguns despachantes aos quais eu poderia pagar para fazer isso por mim e me enviou umas dicas da STB que por sinal estavam totalmente desatualizadas.

 Eu optei por não pagar despachante porque, primeiro o atendimento dos três que liguei foi péssimo, sendo que um deles ainda me enviou informações de como fazer para conseguir o visto para o Canadá (eu não estou afim de ir para o Canadá no momento). No começo fiquei um pouco perdida, mas como estou com o meu visto em mãos acredito que não tem necessidade de despachante para isso.

 Primeiramente você precisará agendar a sua entrevista do visto, como no nosso caso o visto é o J1, é mais fácil conseguir uma data, apesar de que quando fui agendar a minha entrevista haviam apenas duas opções, dia 22 de junho ou dia 28 de julho, dois detalhes, a minha viagem estava marcada para o dia 10 de julho e o meu formulário DS-2019 estava previsto para chegar no Brasil no dia 20 de junho, então foi torcer para que tudo desse certo.

 O site para o agendamento da entrevista do visto é o http://www.visto-eua.com.br , assim que entrar no site você deverá clicar em "Informações e Agendamentos" (lado esquerdo da página). Em primeiro lugar você deverá pagar uma taxa de agendamento no valor de R$ 38,00, essa taxa pode ser paga em débito em conta, boleto bancário do Citibank ou por cartão de crédito. Eu optei pelo pagamento com cartão de crédito por agilizar o processo, pois assim, automaticamente você já pode continuar o seu agendamento. Se está for a sua opção também é só preencher os seus dados pessoais e os dados do cartão de crédito.

 No caso de Au Pair o propósito para a viagem é "Entrar nos EUA para Intercâmbio" então selecione essa opção, haverá um espaço para tempo de duração da viagem, não se preocupe esse campo não abre mesmo, você não vai conseguir preenchê-lo.

 Quando você faz o seu match com a família, a AuPairCare (minha agência no caso) irá enviar para o Brasil um formulário preenchido por eles lá chamado DS-2019 e um comprovante de pagamento da taxa SEVIS, nesse momento eles irão te perguntar se você tem esses documentos, marque sim tanto para o formulário quanto para o comprovante, mesmo que ainda não tenha recebido. PS: Certifique-se de que na data da entrevista do visto estará com esses documentos em mãos, converse sobre isso com a sua agência.

 Vou abrir um parenteses aqui para falar da minha situação, a família fechou comigo no dia 09 de junho e a minha representante aqui me deu uma estimativa de 20 dias para esses documentos chegarem, ou seja, chegariam no dia 29 de junho, sendo assim eu jamais viajaria no dia 10 de julho. Eu conversei com a minha Host e expliquei para ela a situação e ela conversou com a representante local da AuPairCare nos Estados Unidos e de alguma forma mágica esse formulário chegou em São Paulo no dia 15 de junho (mesmo com a previsão mínima de chegar em 20 de junho), acabei ainda pagando um boy para ir buscá-lo para mim para não ter erro de o malote não chegar na STB de Sorocaba.

 Após abrirá uma página com informações do consulado sobre a taxa do visto J1 (Não sei qual a agência que você está fazendo, mas como disse, as dicas da minha agência estavam desatualizadas e a taxa corerta do visto hoje é de $140), entre outras, leia essas informações e concorde com os termos.

 Essa taxa deverá ser paga em uma agência do Citibank com a cotação do dolar no dia do pagamento, não se esqueça de levar o seu passaport para pagar essa taxa.

 Agora é a hora de você escolher uma data para a entrevista, é importante que você esteja com o formulário DS-2019  e o comprovante de pagamento da taxa Sevis em mãos na data que escolher, também que não seja muito longe nem muito próxima a sua viagem, acredito que uns 20 dias antes seja o ideal, para mim funcionou assim. Abrirá uma tela como está para você selecionar a data desejada e, sim, as únicas datas disponíveis são as que estão em verde.



 Após escolher a sua data ele te dará o link para o preenchimento do formulário DS-160, se as dicas da sua agência também falavam em DS-157 ou DS-158, ou qualquer outra coisa, esquece!!! O formulário que tem que preencher é o DS-160, sendo você turista, intercãmbista, ou seja lá o que for, é um formulário único agora.

 Você deverá acessar esse site: https://ceac.state.gov/GENNIV/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário