segunda-feira, 2 de maio de 2011

A escolha da agência para ser uma Au Pair

Não posso negar que sou um pouco ansiosa, ok, ok, muito ansiosa, e acabei sendo um pouco precipitada com a escolha da agência. Desde a primeira vez que pensei em fazer au pair, isso há pelo menos uns 04 ou 05 anos, foi essa agência que procurei e foi com nela que obtive todas as informações que tenho sobre o programa. Um dia, decidi marcar uma visita à agência e, essa visita aconteceu no dia 29 de março de 2011.

 A moça que me atendeu foi muito simpática e me explicou todas as condições e benefícios do programa, tudo que eu já sabia de cor e eu me encaixava em todos os requisitos necessários para ser uma au pair, a saber:

- Candidata do sexo feminino;
- Segundo grau completo;
- Idade entre 18 e 26 anos;
- Nível de inglês intermediário;
- Experiência comprovada de, no mínimo, 100 horas com crianças (não familiares). Somente para under 2 são exigidos mínimo de 200 horas podendo ser familiar;
- Disponibilidade de permanência de 12 meses nos EUA;
- Ter carteira de habilitação e saber dirigir;
- Ser solteira e sem filhos.

 Após ela pediu para um moço fazer o teste de língua comigo e eu passei no teste com "inglês intermediário suficiente para ser uma au pair" e, depois, ela me perguntou se eu queria ir para casa e pensar e quando eu voltaria para conversarmos novamente caso eu quisesse fechar, e eu respondi que já queria fechar (se eu pensasse, não teria coragem de ter fechado depois) e, claro, tive que pagar a entrada do programa.

 No mesmo dia, fiz um teste psicológico totalmente em inglês que tinha 75 frases e eu tinha que dizer a frequência que eu fazia o que estava dizendo na frase, o problema foi que, fui eu, o teste, e um Collins Gem na mão, o teste tinha um monte de palavras que eu não conhecia e às vezes eu não entendia o sentido das frases, foi super cansativo e por isso não fiz os outros testes no mesmo dia, mas levei um monte de "lição de casa".

 Marquei minha próxima visita na terça-feira seguinte, ou seja, dia 05 de abril de 2011. Nesse dia já levei toda a minha documentação, ou seja, cópia da carteira de motorista, cópia do passaporte, certidão de antecedentes criminais, duas indicações comprovando que eu tenho horas suficientes cuidando de crianças, uma indicação pessoal, um relatório médico de possíveis problemas de saúde (o mais difícil de conseguir), assinei os contratos e já fiz o pagamento do restante do programa (à vista tem desconto de US$ 72,00). Também fiz as outras entrevistas em inglês, que eram bem pessoais e queriam saber sobre a minha família, amigos, diversões, porque eu queria ser uma au pair e essas coisas, acho que foram três delas e, finalmente, terminei o processo de seleção com a minha agência.

 O problema foi que o meu médico não havia preenchido corretamente o relatório e precisei levá-lo novamente para ele preencher, e ele só iria me atender na quinta-feira, e então, na quinta-feira dia 07, eu enviei os documentos e estava tudo ok, isso seria enviado à organização na próxima terça-feira dia 12 e era para minha resposta chegar em uma semana.

 Durante a semana de espera, fiquei sabendo que a moça da organização ligou para todos os meus contatos, porém na terça-feira seguinte, não tinha nada de e-mail com meu ID para cadastrar o meu perfil para que as famílias pudessem me ver e, quem sabe, me escolher. Claro que entrei em contato com a atendente da agência e ela ficou de ver o que aconteceu, e apenas no dia 25 de abril ela me deu uma resposta dizendo que ela havia preenchido um valor errado no contrato e que toda a minha documentação tinha voltado por esse motivo, que eu precisaria enviar o contrato assinado com o valor correto para ela e após ela enviaria novamente para a organização analisar.

 Nesse período pesquisei outras agências, pois estava bem desanimada com a falta de resposta, afinal eu já havia pago o programa todo e nem estava com o perfil no ar ainda, fiquei sabendo que têm agências que podem aprovar por aqui mesmo, mas que a minha não tinha essa autonomia e por isso eles precisavam mandar a documentação para a organização de au pair. Também fiquei sabendo que o seguro saúde básico que eles têm não é muito bom e, que têm outras opções que, claro, você paga mais, mas tem mais benefícios. A moça da minha agência não soube me responder sobre isso e me deu um relatório inteiro em inglês para eu ler com 15 páginas sobre o meu seguro e que é cheio de termos técnicos, mas não sabia me passar as informações básicas e, quando questionei sobre outras formas de seguro ela nem me respondeu.

 Bom, hoje é dia 02 de maio, faltam três dias para fazer um mês que eu paguei o programa todo e nem pude cadastrar o meu perfil ainda por erro da atendente da agência que agora nem me responde mais. Coloquei a minha disponibilidade para viagem à partir de julho para pelo menos terminar esse semestre da pós, mas queria, de verdade, que em julho já tivesse encontrado uma família para mim e, que, já estivesse com as coisas certas para viajar e, até agora, nenhuma família pode sequer ver que estou disponível para ser au pair, muito menos me ligar para conhecer melhor e quem sabe me escolher.

 Mas, vamos manter os ânimos, tenho esperanças que nessa quinta-feira no máximo chegue o meu ID, estou super ansiosa para fazer o meu cadastro e principalmente para ser escolhida, para poder começar o processo de ver a data da viagem, tirar o visto, etc.

 Não vou mencionar a agência que escolhi, acho desnecessário no momento, porém acredito que se alguém deseja ser au pair, deva pesquisar muito sobre as agência, principalmente com ex-au pairs antes de fechar.

 Boa sorte à todas!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário